O tempo pode ser o maior inimigo do seu website

by | May 8, 2020 | Mundo Digital

De uma hora pra outra, o endereço físico do seu business deixou de ser importante.  As pessoas precisam lhe encontrar virtualmente.

Por conta da quarentena, o que o seu negócio mais precisa no momento é que as pessoas vejam que a sua presença legítima no mundo dos negócios, esteja solidificada por informações que só um website pode divulgar de forma correta, elegante e organizada.  Mídias sociais são importantes, claro, mas não passam de um complemento e de um viabilizador de campanhas publicitárias.

Dependendo do tipo de negócio ou serviço, as pessoas tendem a não confiar em páginas sociais que podem ser criadas ou deletadas facilmente.  E pior, podem ser manipuladas por robots. Então você já deu o primeiro passo: comprou um domínio, contratou hospedagem, contratou uma agência que caprichou no website e ficou tranquilo porque agora é só esperar os clientes lhe encontrarem, correto? Não!  Existem muitos outros detalhes que requerem cuidado, atenção e dedicação quando resolvemos usar a maior vitrine do mundo, a Internet, para expor nossos produtos e serviços. Uma delas – e certamente a mais importante – é o conteúdo.

Não adianta ter um site lindo e maravilhoso, cheio de imagens, vídeos e outros balangandãs, se o cliente que você procura não encontra aquilo que ELE quer comprar em fração de segundos, apesar de você ter contratado um excelente serviço de SEO. E acredite ou não, o maior inimigo do conteúdo do seu site é o tempo. Cada milésimo de segundo que as pessoas ficam olhando para a tela do computador, esperando que a sua página apareça, é crucial.

Ou o site carrega rapidamente ou você está fora do jogo. O cliente potencial pode mudar de ideia rapidamente, buscar outro fornecedor e lá se foi o seu retorno do investimento. E se o usuário está tentando abrir a página pelo tablet ou telefone pior ainda, porque a rapidez no carregamento do conteúdo nos dispositivos móveis muitas vezes é mais lenta, dependendo de vários fatores. Na dúvida, peça a alguns amigos ou familiares que acessem seu site e lhe dêem um feedback sincero sobre o tempo que a página testada levou para abrir, se foi rápido na opinião deles ou não.

Não adianta o site abrir rapidamente do seu lado, se quem realmente interessa a você não esteja tendo o mesmo resultado. Se ainda assim você concluir que tudo que fez está certo, que as imagens estão devidamente otimizadas, o servidor de hospedagem é um dos melhores senão o melhor do mercado, o design é o menos complicado possível e requer o mínimo de plugins, se o site já foi testado em todos os browsers (Chrome, Firefox, Safari …), em todos os tipos de celulares (iPhone, Android ..) é hora de questionar outros fatores.  

Um deles é a associação com serviços que dividem com o servidor de hospedagem a tarefa de armazenar seus dados na nuvem. Uma das ferramentas que eu uso e recomendo para os meus clientes, em conjunto com um bom serviço de hospedagem, é o Cloudflare. Cloudflare CDN aumenta a velocidade do seu site, armazenando em cache o conteúdo do site e distribuindo-o por vários centros de dados em todo o mundo. Quando alguém abre seu site, o conteúdo é entregue ao visitante a partir do servidor geograficamente mais próximo. Ele não apenas faz o seu site carregar muito mais rápido em todas as partes do mundo, mas também o protege, analisando seu tráfego e bloqueando visitantes suspeitos.

Mesmo na versão gratuita, Cloudflare é excelente mas antes de tomar qualquer providência, converse com a agência ou a pessoa que cuida da manutenção do seu site.  Ninguém melhor do que ele(a) para analisar e indicar o que é bom para que o seu site traga bons negócios pra você.