Não perca suas memórias (imagens) … faça backup!

by | Jan 28, 2015 | Computação, Mundo Digital

Não perca suas memórias (imagens) … faça backup!

Você já fez backup das fotos que tirou durante as festividades de fim de ano ou da viagem de férias com a família? E as fotos da formatura do seu filho ou da sua filha? Se ainda não o fez, reserve alguns minutos do seu dia e dê prioridade a essa tarefa.

Não confie no seu smartphone nem no seu computador. Eles nunca avisam quando vão parar de funcionar.

É bem verdade que a tarefa de transferir fotos há muito deixou de ser uma tarefa simples e rápida. Hoje nós tiramos dezenas de “selfies”, dúzias de fotos do mesmo lugar ou das mesmas pessoas só pra escolher a que ficou melhor. Aquele velho hábito do “só mais uma pra garantir” tornou-se um reprodutor implacável de fotos desnecessárias mas igualmente queridas. Só que a pessoa acaba não deletando as fotos ruins porque confia no espaço que seu computador ou smartphone oferece ou simplesmente fica com pena de deletar as que não ficaram boas..

Mas o mercado acompanha essa evolução. É muito comum encontrarmos HD’s externos de 1, 2, 3 ou mais TB’s como também existem várias empresas que oferecem armazenamento nas nuvens (Cloud Storage). iDrive, Dropbox, Copy, Amazon Cloud, iCloud e Google Drive são apenas alguns dos muitos serviços utilizados por fotógrafos amadores e profissionais.

Mas hoje eu quero falar apenas do OneDrive, da Microsoft. Esse serviço de armazenamento de diversos formatos de arquivos já existe há algum tempo mas ontem eles acabaram de anunciar uma série de recursos com foco em gerenciamento de fotos que me pareceu bem interessante.

Se você é aquela pessoa organizada – com tempo de sobra – que quando descarrega as fotos procura organizá-las renomeando cada arquivo, cria álbuns e atribui “tags” manualmente a cada foto para facilitar buscas futuras, essas novidades não vão lhe interessar. Ou se você possui aplicativos robustos de manipulação de fotos ou ainda sua máquina fotográfica é capaz de reconhecer se a imagem contém “pessoas”, “cães”, “praia”, “pôr do sol”, “montanhas”, “neve” etc., isso tampouco vai chamar sua atenção.

Mas se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, certamente vai adorar saber que essas novidades no OneDrive permitirão que você encontre suas fotos com base em hora, local ou texto extraído ou geração automática de tags! São recursos de pesquisa intrigantes! A novidade oferece também a capacidade dos usuários poderem visualizar mais facilmente e gerenciarem fotos em um smartphone ou no desktop. A nova visualização “Álbum” exibe imagens maiores em layout de colagem. Além disso, a importação das fotos já existentes em máquinas rodando Windows 7 ou 8 também foi simplificada.

Outro recurso que se tornou bem mais simples foi a capacidade de extrair todas as fotos anexadas aos e-mails recebidos no sua caixa de entrada do Outlook para o OneDrive.

Não se pode negar que tudo que elimina a necessidade de criar manualmente cada tag é muito bem vindo, principalmente para o usuário que não está acostumado a usar programas mais complicados. Até porque essa tecnologia de marcação automática que permite encontrar imagens – digamos “cães” ou “praias” – não impede que você também possa pesquisar por tags manual ou automaticamente gerados pela sua câmera fotográfica.
Mas voltando ao tópico do início da conversa sobre backup: vale a pena visitar o site (https://onedrive.live.com/about/en-us/) e conferir as opções de armazenamento que vão desde 15GB grátis até planos mensais que incluem o Microsoft Office 365 (sim, eu sei que o Google Drive também oferece 15GB grátis, mas eles ainda não oferecem os recursos acima mencionados).

E quantas fotos cabem em 15GB? Bem, isso vai depender do tamanho das fotos mas posso dar um exemplo prático:
Um upload padrão dá cerca de 4.000 fotos por GB. Isso, se as fotos que saem da câmera com cerca de 3MB cada forem reduzidas para 250KB (o que é OK para publicação na Internet mas não vai gerar uma boa imagem para impressão, por exemplo). Então 15GB iria deixá-lo armazenar cerca de 60,000 fotos no padrão 1600×1200 pixels aproximadamente.
Mas se você tentar fazer o upload das fotos no tamanho original (3MB), isso vai dar cerca de 330 fotos por GB. Logo, 15GB vai permitir armazenar 5,000 fotos mais ou menos.

Cuide com carinho das suas fotos e vídeos familiares. Faça backup constantemente. Ainda não inventaram outra forma mais eficaz de registrar para sempre nossos momentos mais felizes!

Até a próxima!

Artigo publicado na Edição No. 3 / Ano 1 da BrazilUSA Magazine South Florida