Modelagem

by | Sep 13, 2021 | Crônicas

Em algum momento da infância uma grande parcela dos seres humanos teve sua curiosidade aguçada pela forma com que alguém tinha a capacidade de criar algo que aos seus olhos parecia fantástico.

Essa curiosidade, via de regra, dava lugar a um impulso quase que desapercebido de de se copiar aquela habilidade. Alguns dão àquela ação o nome de Modelagem.

Aquele impulso natural pode ter sido interrompido em qualquer fase da infância, dando lugar a outro objeto de atenção. A outra atividade igualmente criativa. Uma criança que adorava brincar com “massinha”, por exemplo, não necessariamente se tornou escultora. Mas aquele comportamento, que foi útil no contexto onde foi modelado, pode ter servido como base sólida para seu aperfeiçoamento e criatividade profissional em várias outras carreiras.

Então a pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: o que fez com que desviássemos nossa atenção daquela atividade que tanto nos dava prazer? Se a resposta for porque de uma hora pra outra decidimos que não somos capazes de reproduzir o que outra pessoa faz tão bem, será preciso ressignificar essa conclusão porque pode estar havendo uma grande margem de erro.

Em alguns casos podemos chamar aquele comportamento de pura timidez?

Timidez – por exemplo – quando a pessoa que entende tudo que ouve e lê noutro idioma, mas na hora de falar, principalmente na frente de outros que se expressam com mais naturalidade, tem “um branco” e as palavras não são proferidas com a mesma fluência.

Quando crianças não estamos nem aí para o julgamento dos coleguinhas quanto à forma com que copiamos o que eles estão fazendo. Na fase adulta deveríamos pensar e agir da mesma forma e entender que já está na hora de pararmos de ter medo de bullying.

Em PNL temos algumas pressuposições básicas.

Uma delas é: “se alguém é capaz de realizar algo com excelência, qualquer pessoa, aplicando os mesmos passos, poderá fazer o mesmo”.

Mas a minha preferida é: “se você continuar a fazer as coisas exatamente como sempre fez, continuará a obter exatamente os mesmos resultados”.