Logo Vertical com TM

Como nasceu o Brasileirinho

O Brasileirinho.com nasceu da observação de como boa parte dos cidadãos brasileiros sai do seu país a passeio, a negócios, para estudar ou mesmo como emigrante mas não consegue se distanciar totalmente de suas raízes, de sua cultura e principalmente de sua gastronomia.

Muitos dos que decidem morar em outro país tem projetos diversos e muita determinação para realizar sonhos que não foram possíveis no Brasil.  As histórias de sucesso sempre incluem relatos interessantes de que tais pessoas foram ajudadas por outros patrícios solidários, que igualmente estavam buscando uma oportunidade ou uma especialização fora do Brasil.

Nossa observação começou a partir de uma rede virtual pioneira, a Bras-Net.  Era lá que muitos brasileiros residentes no exterior e principalmente estudantes, descobriam onde conseguiam encontrar – por exemplo – uma simples lata de guaraná, coisa rara na época. Era através da Bras-Net que vinham as notícias do Brasil  e era por aquele canal que era possível encontrar dicas de como trabalhar, estudar e lidar com assuntos legais, principalmente os de imigração.  Isso sem contar as boas amizades virtuais que se formaram desde então.  A Bras-net nada mais era do que o resultado da junção de várias listas existentes e administradas por outros brasileiros, e teria começado em fins de 84 na UCLA, graças à iniciativa de Frank Schaffa. Existem relatos contraditórios mas uma pesquisa profunda vai mostrar que eles foram realmente os pioneiros. Em um artigo publicado em 26 de Março de 1988, Frank Schaffa que era o administrador da Bras-Net na UCLA disse:

“A comunicação através de computador entre brasileiros é tão antiga quanto a existência dos meios mínimos de suporte a tal comunicação, digo computadores, redes, software de comunicação e brasileiros com acesso a tais sistemas; afinal tal meio é muito mais em conta que a Mabell” (o sistema telefônico na época).

Quando entrei para o grupo Bras-net em 1989, a administração já estava a cargo de Walter Morales.  Sua  dedicação, competência e capacidade de administrar e mediar tópicos polêmicos, assim como ajudar as pessoas a encontrarem soluções para seus problemas, eram objeto de admiração por todos nós.  Entretanto, os problemas de interrupção do serviço por motivos totalmente alheios à vontade de seu administrador, fizeram com que pouco a pouco as pessoas buscassem outras alternativas de comunicação.


Yahoo

Foi assim que em 21 de outubro de 1999 criei um Grupo no Yahoo chamado: Brasileirinho e em Janeiro de 2000 decidi comprar o domínio. Aquele grupo cresceu rapidamente graças à qualidade dos serviços do Yahoo e as ferramentas de ajuda que na época eram consideradas novidade.  Em determinado momento (2002) e certamente como resultado de divergências de opinião às vésperas de uma eleição que acontecia no Brasil, o fórum chegou a atingir 896 comentários num só mês, isso numa época em que o número de participantes era insignificante, se comparado com o das redes sociais atuais.

 

Yahoo Grupos - Brasileirinho


Orkut e Facebook

O Orkut, fundado em 2004, começou a operar oficialmente no Brasil 4 anos depois, porém antes disso já era muito popular entre os brasileiros e naturalmente os membros do Brasileirinho no Yahoo Grupos começaram a migrar para o Orkut.

O Facebook também foi fundado em 2004 e 3 anos após foi registrado no Brasil. O resto dessa história, que envolve várias outras redes sociais, todos conhecem.  E aquele grupo Brasileirinho no Yahoo Grupos, hoje com pouquíssimos membros, está mais inativo do que nunca e dando lugar a milhares de grupos brasileiros de relacionamento no Facebook.  É  claro que o Brasileirinho também está lá com sua página:

Brasileirinho-Facebook -Page

Apesar de todas essas ferramentas, ainda é possível encontrarmos centenas de pessoas que montaram negócios trazendo sua experiência do Brasil mas enquanto não aprendem o idioma do país onde vivem, acabam montando seu “network” de oferta de produtos ou serviços para outros brasileiros que por sua vez escolhem comprar ou contratar essas pessoas pela mesma razão. Os que tiveram a sorte de obter licença para exercer profissões mais específicas, sabem que tem nas comunidades brasileiras um mercado permanente de consulta e consumo, mas nem sempre tem a visibilidade que as ferramentas de busca oferecem.

O brasileirinho.com dá voz a essas pessoas através do Blog, divulgando  matérias de interesse.  São dezenas de  colaboradores que dividem suas experiências e enriquecem nosso conteúdo.  Nossa proposta não é divulgar notícias de um modo geral, mas compartilhar experiências.  Notícias já são bem cuidadas pelos diversos canais de comunicação existentes.

Além do Blog, o Brasileirinho.com oferece  serviços de criação, manutenção e hospedagem de Websites bem como outras formas de divulgação de conteúdo.