16 Dicas para agilizar pesquisas no Google

by | Dec 22, 2014 | Computação, Mundo Digital

O Google é sem dúvida a melhor ferramenta de busca desse planeta.

O Google dispensa apresentações. Faz parte do dia a dia de cada um de nós. “Dar um Google” virou sinônimo de “Vou pesquisar”. Virou verbo. É a maior enciclopédia que uma pessoa pode ter em sua biblioteca, com a diferença que não ocupa espaço em prateleiras, nunca fica empoeirado nem corre o risco de ter suas folhas rasgadas. Quando é atualizado, não força seus leitores a sair pra comprar uma nova edição, como era no passado. Sua atualização é rápida e silenciosa. Cada usuário só precisa de uma coisa para aproveitar bem tal ferramenta: acesso a algum meio de comunicação, preferivelmente a Internet. O Google não seria o que é se não existisse a Internet. A Internet não teria a importância que tem se o Google não existisse. Isso é fato. A gama de produtos desenvolvidos a partir da criação do Google como empresa é tão ampla e diversificada, que é praticamente impossível para o cidadão comum citar todos os aplicativos oferecidos atualmente. Entretanto, quando se trata de usar seu produto piloto, a ferramenta de busca, me dei conta que muitas pessoas desconhecem algumas dicas que podem fazer com que tais recursos tornem suas pesquisas ainda mais fáceis, rápidas e precisas. A lista a seguir inclui dicas básicas de recursos que uso diariamente já há alguns anos, mas que espero sejam de alguma utilidade.

1) Operador “Site:”

Situação: você só quer encontrar uma palavra, conhece o site mas quando usa a busca interna os resultados nem sempre são fáceis de visualizar. Uma alternativa é usar o Google, digitando a palavra desejada, seguida do operador “site:” + o nome do site.  Exemplo: passaporte site:miami.itamaraty.gov.br

2) Usando Asterisco (*)

Adicione um asterisco dentro de uma pesquisa como um espaço reservado para quaisquer termos desconhecidos ou curinga. Se estiver procurando por variações para uma frase exata ou para lembrar as palavras no meio de uma frase. adicione aspas à sua pesquisa. Ajuda, por exemplo, quando você quer lembrar-se de uma música ou um ditado mas a frase inteira não vem à mente.

Exemplos: “Em boca * mosca” (retorna: Em boca fechada não entra mosca) ou

mais vale * voando (retorna: Mais vale dois pássaros voando do que um na mão)

3) Frase Explícita

Suponhamos que você esteja buscando conteúdo específico denominado Médicos Brasileiros em Portugal. Se você digitar a frase dessa forma, o Google vai retornar links que contém a frase Médicos Brasileiros mas não necessariamente em Portugal. Para um melhor resultado, você deve escrever a frase completa entre aspas duplas.  Exemplo: “Médicos Brasileiros em Portugal”

4) Excluir palavras

Agora imaginemos que você esteja buscando conteúdo sobre brigadeiro gourmet, mas deseja excluir todos os resultados constantes de um determinado site, digamos, Tudo Gostoso, porque as receitas contidas naquele site não lhe interessam para essa pesquisa específica. Para fazer isso, basta usar o sinal “-“ antes da palavra que deseja excluir. Não digite espaço: o sinal de menos deve estar “grudado” à palavra que você quer excluir, do contrário não vai funcionar.

Exemplo: brigadeiro gourmet –tudogostoso

5) Busca em site específico

Muitas vezes, você precisa pesquisar conteúdo em um site que corresponda a uma determinada frase. A maioria dos sites oferece o recurso de busca interna, mas alguns retornam links não muito claros. Mas mesmo que o site não ofereça esse recurso, você pode usar o Google para buscar a frase que deseja. Digamos que você quer ler artigos que contenham a frase “peso da bagagem” no site da Receita Federal e quer evitar que os primeiros resultados venham de blogs, agências de viagem, sites de notícias, etc.  Basta digitar a frase entre aspas duplas, seguida do sinal “:” e o endereço do site.

Exemplo: “peso da bagagem”: receita.fazenda.gov.br

6) As Palavras e Sinônimos

Por vezes você precisa incluir uma palavra em sua procura mas também quer obter resultados que contenham palavras relacionadas ou sinônimos. Nesse caso, use o “~” (til) antes da palavra a ser relacionada. Não digite espaço: o sinal de til deve estar “grudado” à palavra a ser relacionada, do contrário não vai funcionar.

Exemplo: “Restaurante em Orlando” ~fondue

7) Tipos de documentos específicos

Para pesquisar arquivos digitais em um formato específico, você pode usar o Operador “filetype:”. Os formatos mais comuns são: PDF (Portable Document Format), DOC (Microsoft Word), XLS (Microsoft Excel), PPS ou PPT (Power Point).

Exemplo: “Estratégias de Marketing” filetype: pdf

8) Isto ou Aquilo:

Quando você faz qualquer busca o Google inclue – por padrão – todos os termos especificados na pesquisa. Porém se você está buscando um ou mais termos para relacioná-los, nesse caso você deve usar o operador OR (Observe que o “OR” tem que ser em letras maiúsculas).

Exemplo: Natal 1985 OR 1987

9) Preços

Se você quiser buscar um produto, tendo em mente o valor médio que gostaria de pagar mas não quer começar procurando site por site, pode começar digitando o produto, o símbolo da moeda + valor. Google vai retornar somente os links que contém tais parâmetros e os respectivos URL’s.  Exemplo: cafeteira R$100

10) Operador: “Related:”

Situação: você recebe uma informação e suspeita que seja falsa, boato ou scam e quer pesquisar sites especializados para verificar se tal informação já foi reportada antes. Às vezes um boato não consta no banco de dados de um site mas noutro sim. Basta usar o operador “Related:” seguido do nome do site mais conhecido e o Google retornará vários outros relacionados.  Exemplo: related:hoax.com

11) Operador AROUND()

Há casos em que buscamos uma frase e o Google retorna uma palavra no início do texto e a outra bem depois e muitas vezes esse resultado não tem o menor sentido porque as palavras não estão relacionadas. Você até pode usar o recurso de escrever a frase entre aspas duplas, mas aí corre o risco de limitar o resultado porque nem todo site tem tais palavras juntas ou na ordem em que você as escreveu. Exemplo: Dentista Brasileiro Miami: retorna várias notícias, mas o que você quer encontrar são nomes e endereços. Nesse caso, o operador “AROUND ()” é excelente! Ele vai permitir procurar dentista AROUND (2) brasileiro Miami e vai garantir que ambas as palavras estarão próximas mas não necessariamente ao lado uma da outra ou em uma ordem específica. O número que você coloca entre parênteses especifica a proximidade desejada. Quanto maior o número, significa que você permite que estejam mais afastadas. (Observe que o AROUND() tem que estar em letras maiúsculas)

Exemplo: dentista AROUND (2) brasileiro Miami

12) Calculadora

Quando você precisa efetuar um cálculo rápido, não precisa abrir a calculadora no seu computador ou celular. Basta digitar a expressão no Google e imediatamente você verá uma calculadora na tela com o resultado e pronta para ser usada para outros cálculos. Utilize o (*) para multiplicar e (/) para dividir.

Exemplo: 63418 * 3.05

14) Buscar Definição de um termo

Se você precisa encontrar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando “define:” ou “definir:”

Exemplo: definir: curiosidade

15) Digite apenas o necessário

Evite digitar frases completas ou fazer perguntas completas. Tente usar apenas palavras-chave. Basta deixar de lado quaisquer detalhes desnecessários tais como artigos, preposições, conjunções, etc.

Por exemplo a frase: as medidas e funcionalidades do Galaxy Samsung 2014 funciona muito bem se você digitar apenas: medidas funcionalidades Galaxy Samsung 2014

16) Google Chrome

O recurso de pesquisa por voz no Google Chrome é excelente! Principalmente para quem não tem muita habilidade em usar os teclados. Basta clicar no microfone que fica dentro da caixa de pesquisa na tela inicial do Google, pronunciar OK Google e ditar o que você está buscando. Os resultados da pesquisa aparecerão imediatamente, da mesma forma como seria se a busca tivesse sido digitada.

Boa pesquisa!

 

x Logo: Shield
This Site Is Protected By
Shield